Dicas e Cuidados

Prevenir é o melhor remédio

O início do outono traz o frio e com ele começam a aparecer as chamadas doenças de inverno.
Resfriados, gripes, dores de garganta, bronquites, entre outras, aumentam a procura aos serviços de emergência em busca de ajuda.

E se a gente começar a tratar antes mesmo da doença aparecer?
As novas políticas de saúde de todo o mundo estão engajadas principalmente nesta linha da medicina, ou seja, prevenir antes que as doenças aconteçam ou, ainda melhor, promover a saúde para manter o organismo sempre saudável!

Vacinas: o uso de vacinas anti-virais pode proteger o organismo por até 1 ano.
Tratamento de doenças: Rinites, adenóides e outras doenças crônicas podem favorecer o aparecimento das viroses. Hábitos saudáveis: a ingestão de muito líquido, o aumento do consumo de frutas e verduras (fontes naturais de vitaminas) e uma dieta balanceada fortalecem o organismo.

Cuidados com o frio: roupas adequadas mantêm o organismo aquecido e evitam mudanças bruscas na temperatura corporal. A hora do banho também merece atenção. O banheiro deve estar sempre fechado e deve se buscar a hora mais quente do dia. Cabelos longos úmidos resfriam o couro cabeludo e diminuem a resistência às infecções.

Cuidados com as roupas: roupas e cobertores guardados no armário por longo tempo necessitam de limpeza, arejamento, e se possível, exposição ao sol antes de serem usadas.

Ar adequado: calefação e ar condicionado geram ressecamento do ar. Se possível use um umificador, ou pelo menos mantenha um recipiente com água no ambiente.

Ambiente arejado: o acúmulo de pessoas em lugares fechados facilita o aparecimento de doenças. O ar não circula e os microorganismos facilmente contaminam todas as pessoas do ambiente.

Evitar poluição: a poluição é responsável por inúmeras doenças da via respiratória. Evitar ambientes com fumaças (especialmente o cigarro) e produtos irritantes aumenta a chance de um inverno tranqüilo.

Não deixe as doenças de inverno aparecerem, mas se isso for inevitável, procure o quanto antes o otorrinolaringologista de sua confiança.